Terapias alternativas em dor

29/06/2013 10:49

    A ineficácia dos métodos tradicionais de tratamento justifica o fato de muitos doentes com dor crônica procurarem terapias alternativas. A Medicina alternativa exerce papel importante dentre os cuidados destinados à saúde.

    Dentre alguns métodos temos as que envolvem as técnicas de Medicina Chinesa: acupuntura sistêmica, acupuntura auricular, ventosaterapia, moxabustão... que têm como objetivo desbloquear pontos específicos dos meridianos que poderiam estar bloqueados e afetando órgãos do corpo. São técnicas utilizadas como prevenção e tratamento de doenças físicas e psicológicas.

    Temos também a aromaterapia que é um ramo da fitoterapia que utiliza a ação terapêutica dos óleos das plantas para ajudar o organismo harmonizar seus componentes físicos, emocionais e espirituais. Fundamenta-se no fato de os odores atuarem diretamente no sentido do olfato, que por sua vez está relacionada às sensações dos prazeres. Podem ser usados vias difusores(vapor), massagens(essência aplicadas através de manipulação energética), banhos(misturados com água e calor) e velas( para liberar no ar o princípio ativo do óleo). Cada essência exerce uma função específica benéfica e pode ser usada como coadjuvante a outros tratamentos.

    A musicoterapia é aplicada no tratamento de diversas condições e na reabilitação em áreas da fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia médica(geriatria, neurologia, psiquiatria). A música atua obedecendo ao princípio do prazer e da  energia. A musicoterapia demonstra a eficácia no tratamento complementar dos doentes que sofrem dor. Ao ouvir a música, a audição musical aumenta a atividade das endorfinas moduladoras do processo doloroso no encéfalo, medula espinhal e sistema nervoso periférico. A técnica musical propicia a liberação gradativa da tensão muscular.  

    

    

Contate-nos

Contato

Espaço Equilíbrio X Rua Dr José Mestres 2145 Jardim Embaixador
Campos do Jordão
Hotel e Spa Blue Mountain
12 36695200
12 997682026
12 996268985
espacoequilibriox@gmail.com